sábado, 10 de março de 2007

CASA NA VILA MADALENA






CASA NA RUA MÁRIO DE ALENCAR
VILA MADALENA, SP.
PROJETO EXECUTIVO, OBRA EM ANDAMENTO

GUILHERME PETRELLA E JOSÉ PAULO GOUVÊA
JUN 06 A NOV 06

Este projeto de arquitetura foi desenvolvido a partir de uma construção existente, que estava prevista num projeto anterior. Desta etapa havia sido executado apenas a estrutura de concreto armado.

O processo de trabalho envolveu novas soluções espaciais e construtivas que foram produzidas para melhor adequar o projeto da casa às necessidades dos clientes.

Foi feito um estudo inicial, a partir do qual se desenvolveu o projeto executivo detalhado destinado para sua realização no canteiro de obras. Contém, desde soluções construtivas, detalhamento de cozinha e sanitários, assim como um projeto de paisagismo.

Foram realizadas visitas esporádicas à obra, para acompanhamento de sua realização.

CASA EM IPORANGA






CASA EM IPORANGA
GUARUJÁ, SP.
ESTUDO PRELIMINAR

GUILHERME PETRELLA, JOSÉ PAULO GOUVÊA E
LUCIANA CERON
NOV 05

Este estudo se destinava a um projeto de residência em área de proteção ambiental, que impõe restrições necessárias à preservação destas áreas, além de aprovação legal nos órgãos públicos específicos.

A casa foi concebida como um pavilhão de estrutura de madeira, elevado em relação ao solo. Desta maneira buscava-se resolver a implantação num terreno de grande declividade natural, alem de questões relacionadas à drenagem superficial. O pavilhão fica em meio às copas das árvores, que são totalmente preservadas.

EDIFÍCIO HIGIENÓPOLIS




EDIFÍCIO HIGIENÓPOLIS
SÃO PAULO, SP.
ESTUDO PRELIMINAR

GUILHERME PETRELLA E BEATRIZ TONE
JUN 05

O projeto se destinava à reforma da área condominial do edifício, prevendo uma sala de reunião, uma área para churrasqueira além de um projeto de paisagismo que continha plantio e mobiliário.

BAR NACIONAL






BAR NACIONAL, AVENIDA LAVANDISCA
MOEMA, SP.
PROJETO EXECUTIVO E ACOMPANHAMENTO DA OBRA REALIZADA.

BEATRIZ TONE, GUILHERME PETRELLA, JOSÉ EDUARDO BARAVELLI, JOSÉ PAULO
GOUVÊA E RENATA MOREIRA
OUT 04 A MAR 05

Este projeto foi construído em uma área comercial. Era necessário que fosse realizado rapidamente e com baixos custos.

A solução adotada é formada por um bloco em alvenaria cerâmica estrutural e laje pré-moldada, onde estão abrigados a cozinha, os sanitários e a área administrativa.

O salão do público e a bancada do bar, propriamente dita, são cobertos por um telhado de madeira que, em decorrência do grande vão e da simplicidade dos materiais adotados, é resolvido com o uso de vigas vagão (vigas de madeira e cabos de aço).

APARTAMENTO EM STA CECILIA






REFORMA DE APARTAMENTO
SANTA CECÍLIA, SP.
REFORMA DE RESIDÊNCIA
PROJETO EXECUTIVO / OBRA EXECUTADA
BEATRIZ TONE, GUILHERME PETRELLA
ABR 05 A MAI 05

A reforma da residência caracterizou-se pela remoção de algumas paredes, favorecendo a amplitude do espaço. Utilizou-se materiais adequados e a baixos custos, além de substituição das instalações elétricas e hidráulicas muito desgastadas pelo tempo.

C.H. RUA CATUMBÍ




CONJUNTO HABITACIONAL RUA CATUMBÍ
MOOCA, SP.
ESTUDO PRELIMINAR

USINA CTAH, BEATRIZ TONE, FRANCISCO BARROS E GUILHERME PETRELLA
MAR 04

Este estudo foi realizado pela equipe da assessoria técnica (USINA CTAH), para o movimento social por moradia no Centro.

O projeto contém unidades habitacionais demandadas pelo movimento além de áreas comercial e de lazer.

C.H. QUILOMBO DOS PALMARES





CONJUNTO HABITACIONAL QUILOMBO DOS PALMARES
SÃO RAFAEL, SP.
ESTUDO PRELIMINAR - LESTE I - COHAB SP - PMSP
USINA CTAH, GUILHERME PETRELLA, LUCIANA FERRARA E TAÍS TSUKUMO.
JAN 04 A JAN 05

Este projeto é uma relação entre as soluções formais construtivas decorrentes da especificidade do terreno e também das demandas dos futuros moradores, tal como a presença de pequenos espaços de lazer, que em seu conjunto, formaria um sistema de áreas livres coletivas.

O método construtivo é de estrutura metálica e lajes pré-moldadas, resultantes da necessidade de racionalização construtiva (em decorrência do necessário baixo custo, mas também para a redução dos esforços físicos e possíveis acidentes de trabalho dos operários e trabalhadores).
Buscou-se minimizar os impactos ambientais (cortes e aterros, além de drenagem e instalações) com a de implantação dos edifícios de maneira perpendicular às curvas de nível, proporcionando pequenas alterações o terreno além de contribuir com a configuração dos espaços coletivos.

CONCURSO HABITASAMPA






CONCURSO HABITASAMPA
CONJUNTO HABITACIONAL ASSEMLÉIA
SÃO PAULO, SP.
HABITAÇÃO DE LOCAÇÃO SOCIAL
ESTUDO PRELIMINAR
FELIX EISENBRAND, GUILHERME PETRELLA, JORDANA ZOLA, JOSÉ EDUARDO BARAVELLI, LUIS IMENES, MARIA DEL PILAR, RENATA MOREIRA E TAÍS TSUKUMO
JAN 04

Concurso público empreendido pela Prefeitura do Município de São Paulo em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/SP. O projeto destinado à Rua Assembléia, área central da cidade, visava promover a ocupação desta área, além de outros usos necessários, com moradia.

PROGRAMA BAIRO LEGAL






PROGRAMA BAIRO LEGAL
CIDADE TIRADENTES, SP.
PLANO DE AÇÃO HABITACIONAL E URBANO
DIAGNÓSTICO, DIRETRIZES E PLANO DE AÇÃO
SEHAB SP, BIRD, BANCO MUNDIAL CITIES ALLIANCE

USINA CTAH, JOÃO MARCOS LOPES, JOSÉ CORRÊA DO PRADO NETO, WAGNER ROMÃO, EDER CAMARGO, PEDRO ARANTES, TAÍS TSUKUMO, GUILHERME PETRELLA, RENATA MOREIRA, CAROLINA HELDT
SET. 2003 A SET. 2004

Este plano encomendado pela Prefeitura de São Paulo e financiado por agências internacionais, visava desenvolver, com a participação dos moradores do distrito de Cidade Tiradentes, um plano de ação que pudesse qualificar a área predominantemente ocupada por Conjuntos Habitacionais (a maior concentração da América Latina).

Foi desenvolvido em algumas etapas (diagnósticos e planos) , além de diversas formas de atuação do poder público, associado às organizações sociais e técnicas envolvidos na produção deste espaço.

PRAÇA SÃO FRANCISCO V




PRAÇA MUTIRÃO SÃO FRANCISCO V
SÃO RAFAEL, SP.
PAISAGISMO E EQUIPAMENTOS COLETIVOS
PROJETO EXECUTIVO / OBRA EXECUTADA
SUPERINTENDÊNCIA DE HABITAÇÃO POPULAR, HABI - PMSP

USINA CTAH, BEATRIZ TONE, GUILHERME PETRELLA E HELOISA REZENDE
SET 03

Ë um projeto de uma praça que prevê um centro comunitário, uma quadra, uma área de parquinho e de plantio. Foi desenvolvido junto aos moradores a fim de satisfazer suas necessidades e desejos.

Encontra-se numa área densamente ocupada e com poucas áreas verdes dedicadas ao lazer.

CASA WILSON


CASA WILSON
PQ EDU CHAVES, SP.
RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR
ESTUDO PRELIMINAR
GUILHERME PETRELLA, JOSÉ EDUARDO BARAVELLI, JOSÉ PAULO GOUVÊA E VINÍCIUS SPIRA
JAN 02 A JUL 02